ransomware-1[1]

Como identificar um ataque Ransomware

O objetivo principal de um ransomware, um tipo de malware (software malicioso), é sequestrar (ransom) todos os arquivos da máquina infectada, efetuando uma cópia e criptografando-os,  para, talvez, posteriormente serem recuperados ou descriptografados após o pagamento de um resgate feito pela vítima, que costuma ser por meio de uma quantia bem considerável e em bitcoins. 

Logo, a importância do olhar cada vez mais frequente das empresas para a cibersegurança do seu negócio. Para evitar grandes prejuízos, as corporações tendem a investir cada vez mais em meios de segurança e, consequentemente, práticas inteligentes para evitar ataques cibernéticos, que envolvem desde a conscientização dos colaboradores, os processos da empresa e investimento em software e equipamentos de cibersegurança. 

Levando em consideração que um ransomware pode demorar cerca de 1 a 4 horas para criptografar todos os arquivos e documentos de uma máquina contaminada e se espalhar pela rede, é vital que as empresas consigam identificar o ataque do software malicioso com rapidez, para que haja tempo de controlar a disseminação, contornar a situação e voltar a estabilidade da segurança do negócio. 

Alguns sinais podem indicar a presença de um ransomware em dispositivos e sistemas que foram contaminados. Para conseguir identificar com mais facilidade e agilidade, hoje compartilhamos algumas dicas. Vamos lá?

Fique atento aos alertas de antivírus: ajuda a detectar um ataque de ransomware ainda nas fases iniciais, inclusive o nome do malware que está invadindo a máquina. Antivírus mais modernos já conseguem isolar o equipamento que apresenta comportamentos de contaminação por ransomware, protegendo o restante da empresa.

Verifique as extensões dos arquivos: encrypted, FuckYourData, locked e Encryptedfile são alguns exemplos de extensões que podem aparecer caso o dispositivo tenha sido infectado. Fique atento se aparecer letras estranhas no lugar de “.jpg” ou “.png” em um arquivo de imagem, por exemplo.

Observe se ocorreram mudanças de nome em pastas e arquivos: se os nomes das suas pastas e arquivos estão com nomes alterados, a sua máquina pode ter sido contaminada por ransomware. Isso ocorre quando os dados são sequestrados até se tornarem acessíveis novamente após o pagamento do resgate.

Analise o aumento de atividade na CPU(lentidão) ou dispositivos de armazenamento: quando os dados estão sendo criptografados, os dados aumentam o uso da CPU e do disco. E se isso acontecer, fique em estado de alerta para iniciar as devidas ações.

Aumento na atividade de rede da empresa: Uma única estação de trabalho contaminada pode infestar a sua rede em muito pouco tempo. O monitoramento da atividade de rede, a configuração de um firewall local, o bloqueio de portas e controle de protocolos são fundamentais neste momento.

Por fim, o sinal mais claro de que a máquina foi invadida e os dados foram criptografados: arquivos criptografados sem acesso. Além disso, a exigência financeira por um resgate. Geralmente, os avisos aparecem em uma janela exibida na máquina ou em um arquivo em bloco de notas. 

Para resolver, existem algumas possibilidades, remover o malware através de ferramentas assertivas ou, ainda, restaurar o computador acionando as configurações de fábrica. A última hipótese a se considerar é pagar o resgate. Além dos seus dados já terem vazado ainda sua empresa se tornará alvo constante de ataques e mesmo pagando você pode não receber a chave para quebrar a criptografia.

Mas antes que isso aconteça, o mais indicado, obviamente, é realizar dentro da empresa práticas frequentes de defesa que já compartilhamos aqui no blog na Neobits, entre elas: implementação de softwares de segurança como a proteção de endpoints, uso de plataformas e redes protegidas e realização de backup de dados. 

Para saber mais sobre como trazer mais segurança cibernética para a sua empresa, fale conosco! A Neobits conta com especialistas no assunto, prontos para compartilhar a melhor solução para o seu negócio.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *