blog - backup

Paradoxo do backup

Paradoxo do Backup

Você acha que tem e não se preocupa até precisar dele, mas quando precisa e percebe que não tem(não está integro), aí você se preocupa.

Para não cair nesta armadilha muito comum em diversas empresas, seguem algumas perguntas de extrema importancia, que todo o gestor precisa saber responder.

As 7 questões que todo gestor precisa saber responder sobre os dados da empresa estarem seguros.

1 – Você conhece a política de backup e recovery dos dados da sua empresa?

2 – Você sabe onde estão armazenados os dados da sua empresa e como faz para acessá-los/restaurá-los?

3 – Os dados armazenados estão protegidos contra ataques de ransomware?

4 – Nas políticas de backup e recovery existem testes periódicos de integridade?

5 – Qual o impacto na sua empresa caso a copia de backup não esteja integra ou demore 3 dias para restaurar uma cópia integra?

6 – Qual o modelo de backup está implementado na empresa?

7 – Quais ferramentas estão sendo usadas?

Se você não sabe responder a estas perguntas, você tem um problema. Mesmo que a responsabilidade de gestão esteja com a sua equipe de TI ou SI, o gestor da empresa precisa saber responder estas perguntas pois elas impactam diretamente no funcionamento da empresa em caso de um desastre. Seja ele causado pela natureza, acidentes, funcionários mau intencionados ou ladrões. O custo de não saber estas respostas pode levar a sua empresa à falência, pois problemas acontecem e a máxima do que não é medido não pode ser controlado.

Existem algumas falácias sobre ferramentas de compartilhamento de arquivos, como google drive, dropbox, one drive, entre outros, funcionarem como um backup dos dados da empresa. Se você acredita nisso, você tem dois problemas sérios. O primeiro estas ferramentas não são de backup, são de compartilhamento e por mais que o provedor do serviço afirme que os dados estão seguros, se sua empresa sofrer um ataque de ransomware, sinto lhe informar, mas seus dados já eram. Claro, se você tem uma política de segurança interna bem definida, seus funcionários são treinados e sensibilizados constantemente sobre a importância da segurança, um antivírus corporativo atualizado, firewall e todos os outros componentes de segurança para uma empresa estar segura, pode ser que você passe ileso por um tempo, mas com as evoluções nos ataques isso pode durar pouco tempo.

Existem soluções e estratégias de backup das mais variadas formas. O mais importante é a integridade e velocidade com que você consegue restaurá-los. Soluções locais, distribuídas, híbridas e 100% cloud estão aí para proteger os seus dados e os dados da sua empresa. Basta você, como gestor, avaliar o impacto e escolher a melhor estratégia e ferramenta.

A Neobits planeja, projeta e executa a estratégia mais adequada ao porte e orçamento da sua empresa. Entre em contato com nosso time, teremos um imenso prazer em ajudar você a sair destas armadilhas. 

#backup #nuvem #cloudbackup #segurança #dados #lgpd
#backups #cloud #tools #infra #segurancadainformacao #gsi

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *